A TAL DA CULPA...

quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Se você como eu é mãe de dois ou mais, tenho certeza que em algum momento já sentiu este sentimento chatinho chamado culpa... Somos uma só, mas tem mais de uma criança precisando da nossa atenção, amor, cuidado...

Quando eu estava grávida do segundo filho, sempre comentei que nunca deixaria meu filho mais velho em segundo plano, não cogitava esta ideia... ledo engano... não depende da gente, um bebê exige muito mas muito mesmo, o que faz com que a atenção que antes era só de um  tenha que ser dividida quase que injustamente.

Meu filho mais velho é muito ciumento, trabalho sempre isso com ele, mas é uma coisa dele mesmo porque nem eu e nem o pai somos ciumentos. Ele chega a ter ciúmes de coleguinha de escola. Imagina então o que acontece quando eu ou alguém  elogia a  irmã mais nova... tem que elogiar ele também, senão ele pergunta: Mamãe eu não sou mais seu príncipe? De alguma forma o amor de mãe dobra, extravasa... os beijos, os abraços, os carinhos, a atenção transborda tem mais uma pessoinha que cabe ali no nosso coração enorme de mãe!

No começo é difícil, se virar em duas não é fácil, imagina então no meu caso que minha caçula nasceu em junho, perto das férias de julho então o irmãozinho estava o dia inteiro comigo e com ela, por um lado foi bom porque a adaptação foi feita logo de uma vez. O mais velho nunca se sentiu “menos” e triste por perder o reinado de filho único, o amor que ele sente pela irmã  é bem maior do que o ciúmes, é beijo e abraço nela o dia inteiro e isso é muito gratificante, saber que a irmãzinha que ele tanto pediu faz ele tão feliz.

No começo da chegada e da adaptação com a caçula, me sentia sim culpada por não dar mais total atenção ao Matheus, aí vem as pessoas com “dicas”: - Dê sempre mais atenção pro Matheus pra que ele não sinta deixado de lado, a Isa não entende ainda o que é carinho... Francamente... como não?!?? Quando entende então? Dei sim, carinho para os dois, beijei muito os dois, abracei muito os dois... e hoje com 3 meses sei que a Isa já sabe sim o que é carinho, porque sorri de volta, demonstra felicidade com um beijo... e o Matheus? Está cada dia mais carinhoso, comigo e com a irmãzinha. Quem nos conhece sabe que dá gosto de ver o amor  que ele demonstra dia a dia por ela.

Então, quer saber? Esta palavrinha CULPA, está riscada do meu dicionário materno... ela está sendo superada dia a dia, com muito amor.  ;)

Por Vívian Duarte


0 comentários:

Postar um comentário