Os 10 piores alimentos para as crianças

terça-feira, 15 de outubro de 2013
Cuidar da alimentação dos nossos filhos é primordial para o bom desenvolvimento de todas as áreas da vida deles, uma criança bem alimentada dorme bem, é tranquila, se desenvolve bem na escola, tem bom humor, cresce dentro dos padrões esperados, entre outros inúmeros benefícios. 

A lista dos 10 piores alimentos de todos os tempos elaborada pela nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook, vem esclarecer e ajudar as mães a escolher o que oferecer e o que não oferecer ou permitir que as crianças comam. A coisa é séria! Não estamos falando só da questão estética, mas do risco que estes tipos de alimentos podem oferecer à saúde. Problemas como obesidade, hipertensão, diabetes, depressão... Confira abaixo a lista.


- HAMBÚRGUER CONGELADO: duas porções da carne vendida congelada levam ao organismo da criança o máximo de gordura trans permitida por dia para um adulto. A gordura trans contida nos hambúrgueres aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL) no sangue.

SALSICHA: não tem valor nutricional e quase sempre é feita com carne processada. Além disso, pode possuir nitrito, uma substância altamente cancerígena.

EMPANADO DE FRANGO: quase sempre é preparado com carne processada e não dá à criança as proteínas de que ela precisa e que bifes ou filés proporcionam. Outro problema dos empanados de frango é eles serem fritos: o consumo de óleo em excesso pode levar à obesidade e a problemas de pressão.

REFRIGERANTE: contém alta concentração de açúcar e sódio, que podem levar à obesidade e a problemas cardíacos. Os sabores à base de cola, em sua maioria, trazem também ácido fosfórico, que reduz a absorção de cálcio pelo organismo, o que pode enfraquecer os ossos. Versões diet, light e zero de refrigerantes são especialmente prejudiciais para as crianças devido à presença de adoçantes como aspartame e ciclamato de sódio.

SALGADINHO: fonte de calorias vazias e sem valor nutricional algum, deve ser proibido até os três anos de idade por causa do alto teor de sódio e gordura.

MAIONESE: é fonte quase exclusiva de gordura. Leva muitas calorias e baixíssimo valor nutricional ao corpo da criança.

CEREAL: com a concentração de açúcar elevada, quase todos os cereais de caixa mais engordam do que nutrem. Não são recomendados para a dieta diária da criança. 

MACARRÃO INSTANTÂNEO: juntando massa e tempero, cada embalagem contém alto teor de sódio e de conservantes e nenhuma vitamina. O macarrão de preparo instantâneo não contribui para as necessidades diárias de consumo de quaisquer nutrientes pelas crianças.

BOLACHA RECHEADA: não agrega valor nutricional significativo à alimentação da criança, além de carregar gordura saturada e muito açúcar. 

SUCO INDUSTRIALIZADO: em pó ou líquidos, tem mais açúcar e corantes do que suco das frutas que mostram nas embalagens.Ao contrário do que muitos pais pensam, os sucos industrializados não têm as vitaminas e os sais minerais de que as crianças precisam.

                                                                                     Fonte: Google Imagens

1 comentários:

  1. Concordo! E fico indignada com mães que sabem dos males causados por esses tipos de alimentos e continuam dando frequentemente aos seus filhos!!!! Refrigerante é o pior!!! Mas uma dúvida: Bolacha tipo água e sal só que integral faz mal?

    ResponderExcluir