Dicas para montar uma lancheira saudável

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Imagem: Google

Olá!

As aulas já recomeçaram, e junto com elas toda a correria. E no meio de tudo está a preocupação para enviar um lanche saudável para nossos pequenos, já que o lanche na escola é sim uma refeição importante já que as crianças gastam bastante energia, e também tem que estar bem alimentadas para ter um melhor rendimento escolar.

Muitas mães ficam na dúvida do que mandar, para que todas as necessidades nutricionais possam ser supridas. Do ponto de vista nutricional a lancheira deve ser composta de macronutrientes que são os carboidratos, as proteínas e as gorduras do bem, e também de micronutrientes que são as vitaminas e os minerais. Pensando nisso o que mandar? É certo que os hábitos saudáveis começam em casa, sendo assim a criança achará normal levar de lanche, frutas, alimentos integrais, suco naturais, etc. É melhor levar um lanche saudável de casa do que deixar que a criança compre na cantina da escola, que geralmente não oferecem opções saudáveis, e a criança ainda não tem o discernimento para escolher o que é melhor para ela.

Para que tudo dê certo é interessante que você mãe, sente com o seu filho(a) e faça um planejamento semanal dos lanches que irão para a escola. A criança vai gostar de participar deste processo, e também é importante respeitar os gostos do seu filho, claro respeitando os valores nutricionais. Garanto que ele ficará feliz de por exemplo poder escolher o sabor do suco que mais gosta, ou levá-lo ao supermercado de vez em quando para a escolha dos lanches.

O tipo de lancheira também é importante, deve ser térmica ou se não for você facilmente encontrará em lojas de artigos esportivos gelos de gel que devem ser mantidos no freezer à noite para manter o lanche fresco durante o dia na lancheira, embrulhe os lanches perecíveis em papel alumínio e coloque-os em um recipiente plástico.

 A higiene também é muito importante, assim que a criança chega da escola deve ser feita a higienização com álcool e lavada com água e sabão pelo menos 1x por semana. Lembre a criança de sempre lavar as mãos antes de comer.

Se o seu filho fica período integral na escola, é necessário mais de um lanche, oriente-o sempre a consumir primeiro a opção de lanche perecível.

Vamos então as dicas para a montagem da lancheira:

- Frutas: Dê preferência para as frutas que o seu filho mais gosta. Boas opções são as uvas sem caroço, melancia e mamão cortadinhos (porque não escurecem), ou frutas inteiras. Outra opção, são as frutas secas que já estão picadas e prontas para o consumo.

- Troque o salgadinho industrializado pelo lanche caseiro ou salgados assados, varie o tipo de pão que pode ser a bisnaguinha, pão de forma, pão sírio. No recheio do pão também vale sempre variar, colocando frango desfiado com requeijão, geléia, queijo branco, peito de peru + cenoura ralada... Caso seu filho peça uma vez ou outra para levar salgadinho industrializado, existem opções como por exemplo: salgadinhos de soja, mas seu consumo deve ser moderado, no máximo 2x por semana.

- Substitua o refrigerante por sucos naturais, os mais práticos claro são os de caixinha, fique atenta e dê preferência para os sucos integrais. Os iogurtes naturais, adoçados com mel, também são ótimos complementos proteicos.

- Se quiser colocar algo doce, hoje já encontramos nos supermercados biscoitos e cookies integrais e bem saborosos, e também barrinhas de cereais. Não é proibido colocar doces na lancheira, mas devem aparecer de maneira esporádica e em porções pequenas, como um bombom por exemplo.

- Incentive a ingestão de água durante o período escolar, mande uma garrafinha na mochila.

Espero ter ajudado! Boa volta as aulas!!!

Por Vívian Duarte









14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. ótimas dicas ! Beijos

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  3. Belas dicas .. eu tenho feito suco sempre na hora e deixei de comprar de caixinha faz tempo .. sempre coloco uma fruta pra Luma .. e nunca mais recheados etc ...

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

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  4. Dicas muito legais para as mamães e até para nós mesmos quando precisa passar o dia na rua e acaba comendo porcarias por falta de opção ou comodismo mesmo. Parabéns pelo blog, bjsss

    http://sonhosemulher.blogspot.com.br/p/blog-page.html

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  5. Super importante ter uma alimentação saudável , ainda mais na infância !

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  6. lancheira me traz nostalgia da infância, antes acho que era bem mais valorizado lancheirinha, hj tá tudo tão mais moderno que as crianças acabam nem vendo a graça que eu via antes em ter lancheiras dlkjldf n cresci k

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  7. Oi Vivian, ótimas dicas e sentar junto com os filhos para fazer o planejamento faz toda a diferença. Aqui não mando nenhum salgadinho industrializado na lancheira. É tudo feito em casa.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

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  8. Ola Vivian ótimas dicas a minha menina já está com 12 anos e já leva mais lanche , mas os lanches das escolas não ajudam muito . Nada como sucos naturais e lanches assados, beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

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  9. E muito mais saudavel levar a lancheirinha, pena que muitas maes preferem se livrarem dando dinheiro, e os filhos comem muito mal nutricionalmente falando. Otimas dicas querida!
    Beijinho <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

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  10. Super saudável essa lancheira.. ótimas dicas!
    minha irmã sempre comi coisas saudáveis no lanchinho
    beijocas
    jeeh

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