É correto camuflar alimentos para as crianças?

quarta-feira, 4 de maio de 2016
Olá! Tudo bem com vocês?

Uma das maiores preocupações dos pais é com a alimentação correta dos filhos. Muitas vezes oferecemos determinado alimento e existe uma recusa inicial da criança. Mas é importante lembrar que antes de desistir de oferecer um alimento é preciso oferecê-lo 10 vezes para que seja diagnosticada a aversão.

Existem várias formas de apresentar um alimento: cozido, assado, refogado, desfiado, ralado, picado... uma cenoura por exemplo pode ser oferecida a criança crua, ralada, em rodelas, em palitinhos, refogada, com arroz, cozida com carne, em uma torta salgada ou até mesmo em um bolo.

Na hora de oferecer novos alimentos, é importante não misturar vários alimentos, no prato tem que ter um alimento de cada grupo alimentar, mas devem ser apresentados separadamente.

É valido camuflar algum alimento rejeitado para a criança nutrir-se. Aqui em casa por exemplo, meu filho mais velho não gosta de comer banana mas se eu fizer banana amassada com aveia e leite em pó ou uma panqueca de banana, ele come tudo. Abóbora por aqui também não é bem aceita, mas uma sopa que vai abóbora batida com outros legumes eles comem de repetir!

Mesmo camuflando alguns alimentos vai chegar uma hora em que a criança vai descobrir o alimento camuflado. Depois de algum tempo ingerindo e aceitando o alimento camuflado ou até mesmo logo depois da criança comer, é importante contar que a criança comeu e gostou daquele alimento, antes que ela descubra sozinha e ache que foi "enganada".

Confira agora algumas dicas e os alimentos mais fáceis de serem camuflados:

- feijão é um dos alimentos mais fáceis para camuflagem por ser escuro, você pode adicionar couve, beterraba, chuchu, espinafre. Bata tudo no liquidificador e acrescente ao feijão já cozido.

- bolos: de cenoura, milho...

- panquecas geralmente são bem aceitas, você pode bater cenoura, beterraba, couve na massa.

- omelete também é uma ótima opção para adicionar ervilha, cenoura e cebola raladas.

- as frutas podem ser acrescentadas nas vitaminas, sucos, bolos e purês.

- purês, o mais conhecido é o de batata, mas também podemos fazer com cará, mandioquinha, e nestes dois acrescentar um pouco de abobrinha e chuchu.

- hambúrguer caseiro pode ser acrescentado de abóbora, abobrinha, grão de bico processado.

- ao invés de comprar nugets faça em casa e acrescente sempre um legume como por exemplo a cenoura, batata...

- acrescente vegetais picados ao arroz.

- faça picolés ou geladinhos nutritivos, faça um suco natural e acrescente frutas picadinhas e leve ao congelador.

- acrescente frutas na gelatina além de nutritivo ficam lindas!

- os bolinhos de arroz, carne, bacalhau podem "esconder" vários legumes no seu recheio.


Bom estas foram algumas das dicas de hoje, espero que ajude as mães e pais!

Até a próxima!


Por Vívian Duarte




3 comentários:

  1. Eu dei muito trabalho pra minha mãe, porque não comia direito! Acho que dependendo da criança mesmo camuflando alimentos não dá certo, mas é tudo válido, já que a idade para se alimentar melhor deve ser até uns 14 anos para que a criança possa crescer e ser saudável né?
    Beijinhos, amei o post!
    http://www.bonitamenina.com.br/

    ResponderExcluir