Banho do bebê no chuveiro

terça-feira, 22 de outubro de 2013
Olá!
Quando a Isa nasceu, começamos a dar banho nela na banheira. Mas a banheira com o suporte e tudo não entrava no banheiro, e levar só a banheira todo dia pra lá se tornaria um transtorno. Então deixamos a banheira montada no quarto dela e enchíamos todo dia com água quente do chuveiro. Mas é um transtorno enorme! Pinga água no chão... é pesado ficar carregando água do banheiro pro quarto... enfim... Um dia meu marido machucou o joelho e precisou enfaixar. E ele sempre ma ajudava na hora do banho a encher a banheira. Neste dia como ele não podia andar e pegar peso, sugeri que ele desse o banho no chuveiro sentado com a Isa no colo e eu ali do lado auxiliando na hora de ensaboar. Ele topou, e foi ótimo! Super prático, rápido, e ela adorou. Ficou bem quietinha só sentindo a água cair no corpinho dela. Ela tinha por volta de 1 mês e meio, e desde então nunca mais voltamos para a banheira.

Vou listar abaixo alguns dos motivos pelos quais preferimos o banho no chuveiro:

- É mais higiênico, por ser água corrente. Apesar de que os bebês não acumulam muita sujeira a ponto de comprometer a água da banheira.

- É mais rápido, e também gasta menos água.

- É mais prático: não precisa se preocupar em esterelizar a banheira antes do banho, depois encher e esvaziar. Evita que molhe o chão, o que é muito bom se você tem um piso de taco ou “carpete de madeira”. Só precisa ligar o chuveiro, verificar a temperatura e pronto!

- Aqui em casa quem dá banho é o pai, então é um bom momento para ter mais interação e intimidade entre os dois. Ela adora, olha, sorri e conversa com ele o banho todo!

- Pode acontecer de no meio do banho de banheira o bebê fazer xixi ou cocô, e aí minha amiga... ter que tirar a água e encher outra vez será um transtorno enorme ainda mais se for um dia frio. No chuveiro se acontecer não terá problema nenhum.

- Hoje em dia temos até banheira inflável, mas na hora de viajar, é uma tranqueira a menos para levar.

- Quando o bebê vai ficando mais durinho e espertinho começa a bater os braços e as perninhas na água o que faz com que o quarto vire praticamente uma piscina de tanta água que cai! rs mais um trabalho que pode ser evitado dando banho no chuveiro.

- Dá pra ver que a Isa adora sentir a água caindo no corpinho dela, quando eventualmente tenho que dar o banho sozinha levo só a banheira sem o suporte até o chuveiro. Mas já percebo que ela não gosta muito da banheira.

- Evita dor nas costas. Quem dá banho na banheira sabe como saímos destruídas no final do banho.

Tome também alguns cuidados:

- Peça sempre ajuda para alguém.

- Use um banquinho (daqueles de plástico) para dar o banho. Dê preferência sente, coloque o bebê no colo de quem vai dar o banho. Nunca coloque o rostinho do bebê diretamente embaixo do chuveiro porque pode entrar água no ouvido.

- Não esqueça de deixar tudo o que for usado no banho separado antecipadamente.

- Nunca ensaboe o corpo todo do bebê de uma vez, porque corre o risco de escorregar e derrubá-lo. 

Comece pela cabecinha, enxágüe e ensaboe o corpinho por partes.

- Uma boa dica se você não se sente seguro ou com medo do bebê escorregar no seu colo é colocar uma toalha de fralda em baixo do corpinho do bebê.

Espero que vocês tenham gostado das dicas! E vocês dão banho no seu bebê no chuveiro? Conta pra gente como é!

Por: Vívian Duarte





19 comentários:

  1. Excelentes dicas, eu já cuidei de alguns bebês, mas tinham mais de 6 meses e acho mais fácil, mas bebês recém nascidos nunca dei banho e não tinha a minima noção... amei o post bjos

    ResponderExcluir
  2. Depois da minha irmã, que é a mãe biológica da minha sobrinha, eu me sinto como uma segunda mãe da minha sobrinha. Eu sempre cuidei dela, dei de mama, tomar banho, trocar fraldas e eu nunca tive medo de segura-la, muito menos de dar banho. Acho que a confiança e todas essas dicas que você deu é super necessário para ser uma boa mãe!

    Abraços,
    florquedesabrocha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica Vivian, realmente banheira dá um trabalho a mais rs dar banho em bebê novinho já é um estresse, pq a mãe principalmente se for primeiro filho, fica insegura né ... eu teria medo de usar o chuveiro nos primeiros meses kkkk

    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei super tranquilo o chuveiro viu Suzi, nunca mais voltei para a banheira, mas tem q ter sempre ajuda. bjos

      Excluir
  4. Ai eu tenho medo de pegar bebê, só pego depois de 2 anos rssss
    Eu dava banho nas minhas sobrinhas no chuveiro, mais prático e era divertido, elas dançavam e tudo rss
    Bjo lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois q vc virar mãe, vai ver que nem é tão difícil assim viu Barbara, rs bjos

      Excluir
  5. Lendo esta postagem , me bateu uma saudade rsrsrs
    Quando comecei a banhar meu filho no chuveiro ele ainda era bebê, mas concerteza eu tomava muitos cuidados, era muito bom, ele adortava
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles adoram a água do chuveiro né Thelma? bjos!

      Excluir
  6. Você fala de um jeito muito real, eu adoro.
    Amei o post, e as dicas apesar de não ter um neném, mais ai a gente passa as dicas para as amigas!!

    Um Beijo Minha Flor!!

    Carol e Camila :*

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vivian eu estou a ponto de já dar banho no Ian no chuveiro ele já está com 10 meses e agora quer brincar na banheiro minas costas não aguentam kkkk, adorei a postagem e vou começar a dar banho no chuveiro. beijos lindona em vc e na princesa Isa

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, uma das coisas q me fez ir para o chuveiro foi as minhas costas... dói mto! Seu filho vai adorar o chuveiro! bjos

      Excluir
  8. Eu acho legal dar banho no chuveiro nos bebês. Eu não curtia muito por tenho medo de escorregar na hora de ensaboar e não acho muito confortável. Aqui ele usou a banheira até 2 anos.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha medo Andreia, mas depois da primeira vez vi que é tranquilo, bjos!

      Excluir
  9. Bem prático mesmo e a Isa deve adorar ..Mas da um medinho parece rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nós usávamos uma camiseta de algodão, dai não tinha perigo de escorregar.
    Que saudade que deu agora...

    ResponderExcluir