Banho do bebê no chuveiro

terça-feira, 22 de outubro de 2013
Olá!
Quando a Isa nasceu, começamos a dar banho nela na banheira. Mas a banheira com o suporte e tudo não entrava no banheiro, e levar só a banheira todo dia pra lá se tornaria um transtorno. Então deixamos a banheira montada no quarto dela e enchíamos todo dia com água quente do chuveiro. Mas é um transtorno enorme! Pinga água no chão... é pesado ficar carregando água do banheiro pro quarto... enfim... Um dia meu marido machucou o joelho e precisou enfaixar. E ele sempre ma ajudava na hora do banho a encher a banheira. Neste dia como ele não podia andar e pegar peso, sugeri que ele desse o banho no chuveiro sentado com a Isa no colo e eu ali do lado auxiliando na hora de ensaboar. Ele topou, e foi ótimo! Super prático, rápido, e ela adorou. Ficou bem quietinha só sentindo a água cair no corpinho dela. Ela tinha por volta de 1 mês e meio, e desde então nunca mais voltamos para a banheira.

Vou listar abaixo alguns dos motivos pelos quais preferimos o banho no chuveiro:

- É mais higiênico, por ser água corrente. Apesar de que os bebês não acumulam muita sujeira a ponto de comprometer a água da banheira.

- É mais rápido, e também gasta menos água.

- É mais prático: não precisa se preocupar em esterelizar a banheira antes do banho, depois encher e esvaziar. Evita que molhe o chão, o que é muito bom se você tem um piso de taco ou “carpete de madeira”. Só precisa ligar o chuveiro, verificar a temperatura e pronto!

- Aqui em casa quem dá banho é o pai, então é um bom momento para ter mais interação e intimidade entre os dois. Ela adora, olha, sorri e conversa com ele o banho todo!

- Pode acontecer de no meio do banho de banheira o bebê fazer xixi ou cocô, e aí minha amiga... ter que tirar a água e encher outra vez será um transtorno enorme ainda mais se for um dia frio. No chuveiro se acontecer não terá problema nenhum.

- Hoje em dia temos até banheira inflável, mas na hora de viajar, é uma tranqueira a menos para levar.

- Quando o bebê vai ficando mais durinho e espertinho começa a bater os braços e as perninhas na água o que faz com que o quarto vire praticamente uma piscina de tanta água que cai! rs mais um trabalho que pode ser evitado dando banho no chuveiro.

- Dá pra ver que a Isa adora sentir a água caindo no corpinho dela, quando eventualmente tenho que dar o banho sozinha levo só a banheira sem o suporte até o chuveiro. Mas já percebo que ela não gosta muito da banheira.

- Evita dor nas costas. Quem dá banho na banheira sabe como saímos destruídas no final do banho.

Tome também alguns cuidados:

- Peça sempre ajuda para alguém.

- Use um banquinho (daqueles de plástico) para dar o banho. Dê preferência sente, coloque o bebê no colo de quem vai dar o banho. Nunca coloque o rostinho do bebê diretamente embaixo do chuveiro porque pode entrar água no ouvido.

- Não esqueça de deixar tudo o que for usado no banho separado antecipadamente.

- Nunca ensaboe o corpo todo do bebê de uma vez, porque corre o risco de escorregar e derrubá-lo. 

Comece pela cabecinha, enxágüe e ensaboe o corpinho por partes.

- Uma boa dica se você não se sente seguro ou com medo do bebê escorregar no seu colo é colocar uma toalha de fralda em baixo do corpinho do bebê.

Espero que vocês tenham gostado das dicas! E vocês dão banho no seu bebê no chuveiro? Conta pra gente como é!

Por: Vívian Duarte





19 comentários:

  1. Excelentes dicas, eu já cuidei de alguns bebês, mas tinham mais de 6 meses e acho mais fácil, mas bebês recém nascidos nunca dei banho e não tinha a minima noção... amei o post bjos

    ResponderExcluir
  2. Depois da minha irmã, que é a mãe biológica da minha sobrinha, eu me sinto como uma segunda mãe da minha sobrinha. Eu sempre cuidei dela, dei de mama, tomar banho, trocar fraldas e eu nunca tive medo de segura-la, muito menos de dar banho. Acho que a confiança e todas essas dicas que você deu é super necessário para ser uma boa mãe!

    Abraços,
    florquedesabrocha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica Vivian, realmente banheira dá um trabalho a mais rs dar banho em bebê novinho já é um estresse, pq a mãe principalmente se for primeiro filho, fica insegura né ... eu teria medo de usar o chuveiro nos primeiros meses kkkk

    beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei super tranquilo o chuveiro viu Suzi, nunca mais voltei para a banheira, mas tem q ter sempre ajuda. bjos

      Excluir
  4. Ai eu tenho medo de pegar bebê, só pego depois de 2 anos rssss
    Eu dava banho nas minhas sobrinhas no chuveiro, mais prático e era divertido, elas dançavam e tudo rss
    Bjo lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois q vc virar mãe, vai ver que nem é tão difícil assim viu Barbara, rs bjos

      Excluir
  5. Lendo esta postagem , me bateu uma saudade rsrsrs
    Quando comecei a banhar meu filho no chuveiro ele ainda era bebê, mas concerteza eu tomava muitos cuidados, era muito bom, ele adortava
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Você fala de um jeito muito real, eu adoro.
    Amei o post, e as dicas apesar de não ter um neném, mais ai a gente passa as dicas para as amigas!!

    Um Beijo Minha Flor!!

    Carol e Camila :*

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vivian eu estou a ponto de já dar banho no Ian no chuveiro ele já está com 10 meses e agora quer brincar na banheiro minas costas não aguentam kkkk, adorei a postagem e vou começar a dar banho no chuveiro. beijos lindona em vc e na princesa Isa

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, uma das coisas q me fez ir para o chuveiro foi as minhas costas... dói mto! Seu filho vai adorar o chuveiro! bjos

      Excluir
  8. Eu acho legal dar banho no chuveiro nos bebês. Eu não curtia muito por tenho medo de escorregar na hora de ensaboar e não acho muito confortável. Aqui ele usou a banheira até 2 anos.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha medo Andreia, mas depois da primeira vez vi que é tranquilo, bjos!

      Excluir
  9. Bem prático mesmo e a Isa deve adorar ..Mas da um medinho parece rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nós usávamos uma camiseta de algodão, dai não tinha perigo de escorregar.
    Que saudade que deu agora...

    ResponderExcluir