Menstruação após o parto

quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Imagem: Capricho
Olá!

Hoje o assunto é sobre um “evento” que a maioria das mães sonha que seja adiado o mais tempo possível!  

Vejam o que geralmente acontece:

Mães que amamentam: Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano livre das cólicas, da TPM e dos absorventes. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas.

Se o bebê começa a dormir a noite inteira, pulando algumas mamadas a menstruação volta mais cedo. O mais comum é que isto aconteça quando ele tiver entre  3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a alimentação do bebê com fórmula láctea. Ou seja, quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai demorar para o ciclo menstrual voltar.

Mães que não amamentam: Mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação demora dois ou três meses para voltar.

Todas as mães: Nunca de esqueça que o organismo libera o primeiro óvulo pós parto antes de você menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se você não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de novo, pode se ver grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum.

Fonte: BabyCenter

Ok, depois de feita a pesquisa via internet, fiz também uma breve pesquisa com algumas amigas mães, e perguntei quanto tempo demorou para voltar a menstruação depois do parto, confira as respostas.

As que amamentaram por menos tempo e também complementaram com fórmula, a menstruação voltou em média depois de 3 a 4 meses. Algumas depois de 2 meses.

Já as que amamentaram exclusivamente e por mais tempo, a menstruação demorou mais para voltar, em média depois de 5 a 8 meses. Só teve uma exceção de uma mãe que mesmo amamentando exclusivamente o menstruação voltou depois de 2 meses, e o bebê dela mama de 2 em 2 horas, e o ciclo continua regular.

No meu caso, depois da primeira gravidez, fiquei 8 meses sem menstruar (ô beleza!), e a maior maravilha foi que fiquei livre das cólicas que tanto me incomodavam! \o/. Eu amamentava exclusivo, e meu filho mamava de 2 em 2 horas, inclusive á noite. Já depois da segunda gravidez, vim menstruar depois de quase 5 meses. Mas as mamadas no peito são mais espaçadas, ela toma complemento 2 vezes no dia, e dorme a noite toda.

Dá para notar que nem sempre acontece do jeito que os médicos ou as pesquisas dizem, e que cada mulher e cada corpo reage de forma diferente. Por isso é sempre bom consultar o seu ginecologista.

E com você como foi? Conte pra gente!

Por Vívian Duarte




17 comentários:

  1. muito legal você abordar sobre isso com as mães, eu ainda não sou, mas com certeza me ajudara muito no futura quando eu decidir ser, obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  2. Verdade, cada organismo reage de um jeito.
    Que legal seria passar 2 anos sem menstruar (foi o tempo que minha mãe amamentou)
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
  3. adoreii muito!
    Amei seu blog,
    Amei esse post,
    Estou seguindo/Retribui?
    beijinhos

    http://divasblogtms.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Divas%C2%B3/1478101982460409

    ResponderExcluir
  4. Muito Legal mesmo e concordo com a Lia , ajuda muito.
    Beijos Carol e Camila :*

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei muito importante sua postagem, tem coisas que temos que ficar por dentro mesmo sabendo o que fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Como amamentei meus dois filhos fiquei um tempo sem menstruar, e eu depois do meu segundo filho não sinto mais nenhum cólica
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. adorei o post, amamentei os meus dois filhos, minha menstruação voltou ao normal depois dos 2 meses também, seu post vai ajudar muita gente beijos

    ResponderExcluir
  8. interessante, não sabia disso. Curiosidades da maternidade né, acho que quanto mais adiar melhor pq cuidar de um bebê e com cólicas, tpm etc não é legal nao. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito ótimo você aborda o assunto com as mulheres

    ResponderExcluir
  10. Cólicas são terríveis mesmo, detesto menstruar :(
    ótima postagem
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a postagem muitas pessoas tem dúvida! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa depois da minha gravidez nao demorou pra voltar o ciclo nao,eu nem sabia que pra algumas mulheres acontecia isso,adorei,quem sabe da próxima vez,porque vamos combinar,menstruaçao é um saco.Bjo!
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
  13. isso ai, tirando altas duvidas da galera. arrasou

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post... eu tive 3 cesáreas e em todos os pós operatórios, meu fluxo era forte e ficou quase um mês...
    Depois, veio certinho... Ainda bem.. .tive sorte.. .rsrs
    O que aconteceu, nos primeiros meses, foi a redução das cólicas... Mas depois... voltaram com tudo.. rsrs

    Beijinhos
    www.julianefreire.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que bom falar sobre esse assunto
    Não sou mãe mais, muitas que são tem várias dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ola Vi estou amamentando ainda meu bb está com 8 meses e estou livre disso hehe . beijos adorei a matéria

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa, bacana saber desse assunto, principalmente para previnir né, porque se não o bebe nasce e já ganha um irmãozinho.. rsrsr

    ResponderExcluir