Alimentos proibidos antes do primero ano de vida

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Imagem: Google
Olá!

Nós mães sempre priorizamos a boa alimentação dos nossos pequenos, e queremos que a melhor alimentação seja oferecida para que eles cresçam com muita saúde. Mas em alguns momentos surgem algumas dúvidas em relação a alguns alimentos. Surgem também dúvidas quanto ao valor nutricional de alguns alimentos, risco de engasgar, etc.

Confira abaixo a lista com alimentos proibidos e não recomendados antes do primeiro ano de vida:

- Mel: pode estar contaminado com a bactéria Clostridium botulinum, que produz uma toxina causadora do botulismo (doença que causa paralisia no tronco, braços, pernas, e sistema respiratório). O organismo só desenvolve uma barreira contra ela na flora intestinal após 1 ano de idade.

- Ovo: O problema com o ovo, está na clara por conter proteínas que podem causar reações alérgicas . A gema não traz riscos a saúde do bebê. A clara deve ser adicionada somente após 15 meses.

- Leite de vaca: Causa constipação intestinal, é difícil de ser digerido, alergias e intolerância.

- Chocolate: Pode provocar alergias, o açúcar pode causar cáries nos primeiros dentinhos e gases, além de ser muito gorduroso e poder dar dor de barriga no bebê.

- Frutos do mar e peixes: Frutos do mar devem ser evitados por conter grandes chances de desencadear alergias, podendo levar até a morte. Já os peixes são liberados à partir do sexto mês, cuidando sempre para retirar toda espinha, mas antes de introduzir converse com o seu pediatra.

- Morango: Só deve ser apresentado a criança após os 2 anos, por ser uma fruta que contém muito agrotóxico.

- Amendoim e oleaginosas: Também o cuidado é com o alto índice de alergias relacionadas com estes alimentos, o indicado é só oferecer após 1 ano e meio de idade, sempre sob a supervisão de um adulto.

- Pipoca: Pasmem! A pipoca não deve ser consumida antes dos 4 anos de idade, por causa daquela casquinha que fica presa nos dentes, sabe? Então, nas crianças podem causar engasgos sérios!

- E para finalizar "alimentos" como refrigerantes, biscoitos recheados, sucos industrializados (em pó ou em caixinha), salgadinhos industrializados, macarrão instantâneo, bolos prontos com recheio ou cobertura, balas, NÃO devem ser consumidos por ausência de valor nutricional ou por conter pouco ou quase nada de nutrientes.

Até a próxima!

Por Vívian Duarte


23 comentários:

  1. Adorei esse post ainda mais que a sobrinha da minha melhor amiga tá com um nenem de 4 meses. E ela é daquelas que engravidaram sem saber de nada, por descuido e má vontade dos pais ensinarem sabe, bem triste mas fazer oq, só resta a ajudar agora. Essas suas dicas são muito boas e vou torcer pra q ela siga todas direitinho ;)
    Bjao!

    ResponderExcluir
  2. nossa obrigado pelas informações tem algumas ae que eu n sabia !!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom saber, vai ajudar muito uma amiga que esta com dificuldades com sua bebezinha

    ResponderExcluir
  4. Menina, alguns já sabia, mas o mel foi surpresa!
    Ótimo post. Instrutivo!
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
  5. Nossa...só coisas gostosas..hahaha...mas agora é sério... o Mel pra mim é novidade...a gente sempre acha q pode dar mel pras crianças... bom saber das dicas..bjos

    ResponderExcluir
  6. nossa que legal esse post,bem informativo,muita s coisas eu não sabia.Adorei
    beijokas
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, não entendo muito sobre crianças... Mais já é um passo pra aprender!

    Um Beijo Minha Flor!!

    Carol e Camila :*

    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bom saber e ficar informada.
    Alguns eu até já sabia mas no caso do ovo e do morango é novidade para mim.
    Muito boa postagem!
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa vou confessar que meus 3 filhos comeram isso e muito mais antes do primeiro ano , hoje em dia eu teria outro comportamento em relação a alimentação.

    Com certeza essa postagem vai ajudar muitas mamães .

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. post maravilha, olha nao sabia de algumas coisas, acho que pela lógica eu não daria esses alimentos por imaginar o risco, como a pipoca, amendoim ... mas os outros confesso que nao sabia que tinha idade certa para começar a dar , achei que mel era tranquilo, morango ... leite de vaca eu comecei a tomar aos 3 meses de idade.
    Não sei se tinha problemas qnd bebê, mas hoje em dia eu tenho um estomago bem frágil e o leite não me cai bem.
    Gostei das dicas msm sem ser mamãe, mas como pretendo ser ne, bom já ficar por dentro do assunto. bjoks

    ResponderExcluir
  11. Nossa, muita gente nem imagina que não possa oferecer frutos do mar e nem esses outros alimentos antes de 1 ano de vida, infelizmente, não conheço nenhuma criança nessa faixa para alertar aos pais porém gostei bastante do post.
    http://www.olhameucacheado.com.br

    ResponderExcluir
  12. A única coisa que me 'encafifou' foi o leite de vaca...amamentei meus dois filhos (em épocas diferentes) até um ano e seis meses, claro que a partir dos seis meses com a alimentação sendo introduzida, com cardápio indicado pela Pediatra deles...e em alguns preparos do lanche da tarde, por exemplo, entrava o leite de vaca (vitaminas, mingau, etc...). O mel, eu sabia, minha mã foi quem pirou porque dava uma colherzinha todos os dias pra gente quando éramos pequenos kkkkkkkk
    Muito esclarecedor seu post,de grande ajuda para as novas mamães...
    Beijos!
    Alessandra || Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
  13. As pessoas nunca param para pensar que nós humanos somos os únicos animais que tomam leite após adultos, e que o leite não materno para a criança deveria ser evitado também, não é atoa que o índice de alérgicos a lactose esta crescendo a cada dia. Achei super...super interessantes seus tópicos. Como sou judias seguimos leis alimentares que são registradas apenas em resumo na bíblia que se chama Leis da Kashrut(כַּשְׁרוּת) e ela compete esse itens que você mencionou também. Essa lei não proíbe exatamente mais diz como devem ser usados e com muitíssima moderação. Muito bom adorei Vivian.
    Commaosdeseda
    Fanpage

    ResponderExcluir
  14. Eu não sabia do mel. Por isso eu falo, deveria ser obrigatório como fazer pré natal e levar o bebê no pediatra, gestantes e durante o primeiro ano de vida do bebê, pais ter consultas com nutricionista. Sou fã 👌 ótimas dicas querida! Super importante esse espaço, nutrindo as mães de informações mega necessária. Bjks www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente, nao imaginava que nao podia comer essas coisas, to passada, vivendo e aprendendo heheh bjos

    ResponderExcluir
  16. Meu sobrinho acabou de nascer, e fico bem antenada, como se fosse meu rs.
    Adorei as dicas, alguns eu já sabia...
    Beijooos

    http://coisasdajuuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Vívian, um ótimo post com informações superimportantes e muito úteis. Nós mães estamos sempre preocupadas com a boa alimentação dos filhos. Eu segui todas as dicas, ou melhor, quase todas porque a pipoca eu dei antes dos 4 anos por não ter essa informação. Por isso que é importante a gente estar sempre informada né?
    Beijos
    Chris
    Http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa quantas dicas e alertas legal, muita coisa ai que eu não sabia que podem fazer mal para o bebê, post maravilhoso. Parabéns!

    bjsss

    ResponderExcluir
  19. ótimo post..
    é muito bom a gente saber quais são os alimentos que não podem consumir..
    Parabéns pela postagem..
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. adorei as suas dicas, é sempre bom saber que alimentos a gente não pode dar para os pequeninos, já que não queremos vê-los doentes tão cedo

    ResponderExcluir
  21. Vivian quanta informação ótima, eu estou com um Mel puro direto do apicultor e iria dar ao Ian vou esperar completar 01 ano ( falta pouco ) fiquei pasma com a pipoca, olha só. Morango realmente é repleto de veneno. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Sério? Não sabia que estes alimentos não podem ser consumidos antes do 1º ano de vida, se bem que meu João só comia papinha orientação da pediatra , vivendo a aprendendo! Bjs

    ResponderExcluir