Segurança dos objetos e enfeites do berço

terça-feira, 11 de março de 2014

Olá!

Uma das alegrias da mãe, é enfeitar o berço do bebê. Colocar objetos macios, ursinhos de pelúcia, o kit berço, ou protetor de berço, escolher um bonito cobertor e edredom. Eu mesma, com meus dois filhos, usei o kit berço. A impressão que dá é que o berço fica mais bonito, mais aconchegante... no inverno, parece que fica ainda mais quentinho!

No começo deste verão eu tirei os protetores, porque a impressão que dava é a de que o berço fica muito quente, e o ar não circula. E foi então busquei informação sobre o kit berço. É seguro? É necessário?

O uso é contraindicado pela Sociedade Americana de Pediatria, porque o bebê corre o risco de parar em baixo do protetor e se sufocar. Uma das funções que os pais acham que o kit berço tem é de o bebê não prender os bracinhos e as perninhas nos vãos das grades, o ideal é que a distância entre as barras da grade não permita isso, o que nem sempre acontece. O meu berço por exemplo, eu ganhei de presente, e foi de uma loja famosa e bem conceituada aqui em SP, e vira e mexe quando minha filha acorda ela está com o bracinho ou a perninha no vão das grades.

E o uso de cobertores e edredons? No frio, é bom evitar o excesso. Aqui em SP, no inverno tem dias muito frios, então o ideal é agasalhar bem o bebê e se for usar coberta, optar por uma mais leve e cobrir no máximo até a altura do peito do bebê, mantendo os bracinhos para fora. Outra ideia é prender a coberta embaixo do colchão, evitando assim que a criança cubra o rosto.

O travesseiro também pode ser um objeto com grande risco de sufocação, pediatras falam que não é necessário, salvo em casos de refluxo.

Ursinhos de pelúcia também podem ser perigosos para causar sufocação e também podem causar alergias, porque podem juntar ácaros.

E quanto aos móbiles o ideal é que fiquem numa altura em que o bebê não alcance  e não consiga se pendurar.

O ideal então é um berço o mais "limpo" visualmente falando possível, garantindo assim a segurança do seu bebê.

Até a próxima!

Por Vívian Duarte.

18 comentários:

  1. estou amando as dicas para bebe ja vou ser mae de primeira viajem e minha gravidez ta no inicio

    ResponderExcluir
  2. Muito útil suas dicas para as mamães,principalmente as de primeira viagem,vai ajudar bastante,beijokas mega
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito boas dicas. Eu não sabia dessas informações. Muito obrigada pelo alerta, indo agora dar uma geral no quarto do baby! ;)

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Vivian, eu quando tive minhas duas primeiras filhas, optei por encher o berço de coisas e hoje, depois de ler muito sobre o assunto, vejo o quanto isso foi perigoso! Por isso quando seu #BB3 chegar, optarei por algo mais limpo, menos perigoso e bem aconchegante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas. As vezes qnd to passeando pelo shopping e vejo lojas de bebes, vejo berços mega decorados cheio de detalhes, coisas penduradas e fico mas gente e se a criança pegar e sei lá engolir uma pecinha dessas? Meio tenso rss
    Bem legal esse post, tira duvidas e dá pra mamães ficarem espertas na decoração ;)
    bjoooo

    ResponderExcluir
  6. Eu não enchi o berço do Rafa não, tomava muito cuidado. Sem descuidar do conforto
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dica. não vejo a hora de fazer coisinhas assim também. Bjos!

    ResponderExcluir
  8. ain que doçura dormindo, amo ver bebês durante o soninho, mas realmente tem q ficar d olho nesses detalhes de segurança, pois crianças se mexem muito, eu tenho mania d qnd vejo bb coberto eu sempre puxo a cobertinha para altura do peito e os bracinhos em cima dela kkk nem sabia q estava certo, é uma coisa instintiva eu acho, pois vai que por algum motivo a coberta sufoca a criança né ? Poxa vida, eu estou achando que qnd tiver meu bb eu não vou dormir pq estarei vigiando rsrs adorei as dicas, beijocas

    ResponderExcluir
  9. Dicas super importantes
    Cuidar dos nossos pequenos sempre bom
    As coisas que eles podem estar brincando realmente é muito perigoso
    gostei da sua postagem
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Dicas super importantes
    Cuidar dos nossos pequenos sempre bom
    As coisas que eles podem estar brincando realmente é muito perigoso
    gostei da sua postagem
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Post bem legal e útil para as mamães,
    afinal todo cuidado é pouco com o bebês, não é mesmo?
    Beijos
    Blog Olha meu cacheado

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas paras as mães que tem Bebe pequeno , todo cuidado é pouco ainda !

    ResponderExcluir
  13. Oi Vivian, um ótimo post com alertas bem importantes. Quanto ao risco da travesseiro esse eu conhecia bem e fui muito recomendada. Já o kit berço eu utilizei muito pouco devido ao calor.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, eu pensava que aquele kit ajudava muito a proteger o bebe, só acho desnecessário aquele tanto de enfeites, como botoes, pecinhas pequenas, que apartir do momento que a criança começa a crescer pode rancar aquilo fácil.

    ResponderExcluir
  15. Ola Vivian eu adorei as dicas bichos de pelúcia no berço não gosto acumulam pó e ácaros , quanto aos protetores de berço eu tenho mas confesso que não gosto tenho a impressão que sufoca. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Ótimas informações, eu mesma não sabia que era contra indicado os protetores, não tem mais bebês em casa, mas é muito legal saber e repassar. Eu mesma já estou compartilhando por aqui. ;)
    Beijinho <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Realmente é muito lindo um berço enfeitado com bichinhos e tudo mais e esquecemos da segurança, eu mesma nunca tinha pensado nisso, ótimas dicas.

    Bjss

    http://sonhosemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Aiiiiiiiiiii que amor!!

    As tuas dicas são ótimaaaas, vão ajudar várias mamães e as futuras tbb

    bjinhoss

    ResponderExcluir