Vaidade infantil, até onde é saudável?

quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Imagem: Google
Olá! Tudo bem?

Resolvi escrever este post depois de ler uma postagem no facebook de uma ex-colega de colégio, (hoje publicitária) onde ela estava indignada porque tinha que divulgar o lançamento de uma linha de unhas postiças para crianças.

E aí pensei, fomos longe demais? Qual a necessidade que uma menina tem de usar unhas postiças, aprender a se maquiar, usar roupas que imitam roupas adultas, aprender sobre depilação, usar cortes de cabelo de adulto... Para mim, implica em pular etapas, deixar de viver o hoje que é a infância, a melhor fase da vida, para viver uma fase em que talvez se tenha a necessidade de se usar de todos os artifícios que citei acima.

Mas uma criança então não deve ter vaidade nenhuma? O que podemos liberar? Porque o contrário da vaidade é o desleixo, que também é ruim. O que eu faço com meus filhos: sempre incentivo o asseio pessoal. Para meu filho mais velho, incentivo cuidar do cabelo, pentear direitinho, passar perfume para sair, usar roupas limpas e bem passadas, por vez ou outra se ele pede para fazer algo diferente no cabelo eu deixo... enfim incentivo ele a se cuidar a passar uma boa imagem. Já com a minha filha mais nova, já percebo que ela gosta de se arrumar. Apesar de ter só 1 ano e 3 meses, quando chamo para pentear e arrumar o cabelo, ela fica quietinha, gosta de pegar no creme de cabelo e ela mesma passar um pouco, e no final quando o penteado está pronto falo: - Deixa eu ver se você está bonita. E ela olha toda sorridente e espera um elogio. Em seguida vai se mostrar pro irmão e pro pai, e eles tem que dizer que ela está bonita! rs Depois do banho quando passo creme no corpinho dela, ela também pede para colocar na mãozinha dela e gosta de espalhar e sentir o cheiro. Gosta de se arrumar... de colocar uma roupa bonita. Gosta de se olhar no espelho...E acho tudo isso muito saudável. Quero que meus filhos desenvolvam uma boa auto-estima. Que se gostem, que sejam felizes com o que vêem no espelho e que se aceitem como são.

Cabe a nós pais decidir até onde eles podem ir. Até onde é saudável para a fase da vida em que estão vivendo. Estes dias a Isadora, achou um batom da minha mãe na bolsa dela, conseguiu abrir e passar na boca, claro que ficou toda borrada e claro que demos risada da situação. Vejam aí o que é o exemplo! Quem disse pra ela que aquilo era um batom e que era para passar na boca? Ela aprendeu só de me observar. Agora, sabemos que pode ser um indício de que ela é vaidosa, ou pode ser só um momento de brincadeira, de "peraltice". E não é porque ela já aprendeu onde e como passar o batom, que eu vou deixar ela passar o batom quando ela quiser, simplesmente porque ainda não é a hora.

Enquanto for uma brincadeira, ok. Dá-se risada, tira-se fotos para recordação. Afinal quem de nós mulheres quando crianças, nunca usou o salto alto da mãe ou apareceu com a cara toda borrada porque pegou a maquiagem sem pedir? O problema é quando a criança quer fazer estas coisas sempre, e parece que não se sente mais a vontade com a idade que tem  e começa o processo de "adultização". Aí sim, é preciso tomar as rédeas da situação, porque vaidade é bom, mas precisa de limites.

E quanto as unhas postiças? Infelizmente existem consumidoras mães para elas... falo consumidoras mães porque não são as crianças que compram...

Por Vívian Duarte

11 comentários:

  1. Eu sei como é isso,minha sobrinha tem 6 anos e esses dias ela chegou aqui em casa cheia de sombra e blush,aproveitou que a mae tava pra faculdade e fez a festa,essas crianças estao muito vaidosas,o que nos resta é impor até onde elas podem chegar.Muito bom o post.Bjo!
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir
  2. Obg Graziela! É isso mesmo cabe a nós impôr o que pode e o que não pode. Obg por visitar!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post ! Concordo com tudo que você disse!Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que criança é criança. Tem que ter atitudes de criança. Querer imitar a mae, a tia ou a vizinha é normal, mas acho q não deve ser estimulado.
    http;//juizonacachola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a postagem , você trouxe um assunto muito importante !

    ResponderExcluir
  6. Com certeza há um exagero .. acho fofo e gosto de ver minha filha gostar de maquiagem etc .. mas tudo tem limite .. fala serio .. unhas postiças pra crianças ´já é demais ...

    ResponderExcluir
  7. AdoOorei seu post!!!
    Você disse tudo querida, não é que as meninas não podem usar maquiagem e começar com a vaidade de novinha... não é que não deva, mas deve ser de forma lúdica, ela brincando com as bonecas e amiguinhas... E não como tem casos hoje, de unhas postiças, sobrancelhas... O.o Olha sinto muito quem discorda, mas estão pulando etapas, e adiantando uma fase tão gostosa da infância. Conheço crianças vaidosas e que continuam com sua infância preservada. Beijinho <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Vivian concordo com você vai muito do que passamos aos nossos filhos , devemos ensinar o básico sem exageros, muita maquiagem em crianças não sou fã, unhas enormes tbm não. Temos que ter bom senso ao orientar e permitir o uso de alguns produtos. beijos lindona
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, no meu ver a sua filhinha gostar de ficar cheirosa, assim como seu filho não é nada extremo, como você mencionou no início é o asseio e isso fazemos até quando são bebezinhos, mas no caso de unhas postiças, maquiagens, sinceramente eu não concordo. Quando eu era criança, minha mãe me deu um batonzinho rosa, maquiagem colorida com corações, mas tudo de criança, não passava de brincadeira, eu gostava de me maquiar, mas sabia que podia usar somente as minhas e não era sempre, pois preferia mesmo era brincar na rua com minhas amigas. Hoje muitas mães fogem disso e vestem a criança de forma adulta. Desde a minha época o mundo evoluiu muito, eu brinquei de bonecas até 16 anos, hoje muitas meninas nessa idade já são mães.

    Concordo com a indignação de sua ex-colega, pra mim é absurdo isso.

    Beijinhos flor
    Jeito de Ser Você®

    ResponderExcluir
  10. Eu não curto criança se maquiar como adulto, tem que usar coisas leves e apropriadas para idade
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa ameii o post !! realmente algumas mães deixam seus filhos irem longe demais, e com isso eles acabam perdendo todo ecanto da infância... dá uma passadinha http://divandocomagabe.blogspot.com.br/ beijos

    ResponderExcluir