Alimentos proibidos e que devem ser evitados durante a gravidez

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Imagem: Google

Olá mamães e futuras mamães!

Este post foi um pedido de uma prima minha que está grávida e quer saber o que ela pode e não pode comer. É muito bom quando alguém me pede para fazer um post específico e eu posso ajudar, fico muito contente.

E hoje eu vou falar sobre os alimentos que são proibidos e os que devem ser evitados durante a gravidez. Então, vamos a eles:

- Álcool: acho que este é o mais óbvio e que todas já sabem, mas é sempre bom reforçar. Pode causar atrasos no desenvolvimento e crescimento do bebê.

- Carnes ou ovos crus ou mal passadas ou defumadas: estas carnes podem conter a bactéria salmonela ou mesmo o parasita da toxoplasmose, que trazem grande riscos para a gestante e para o bebê podem causar mal formação.

- Peixes crus, peixes cozidos, mariscos e crustáceos: o problema do peixe cru, é a contaminação e como você não tem certeza da procedência e limpeza do local que você vai comer, é melhor não arriscar. Já o peixe cozido só deve ser consumido se bem cozido ou assado. Já os peixes de grandes profundidades como o atum ou o salmão devem ser evitados por conter grandes níveis de mercúrio que é prejudicial para o sistema nervoso e ao desenvolvimento cerebral do feto.

- Cafeína: a cafeína pode estar relacionada a ao aborto espontâneo no primeiro trimestre da gestação, parto prematuro, baixo peso ao nascer. E também a produção do hormônio do estresse por ser estimulante provocando compressão dos vasos sanguíneos  uterinos, podendo reduzir temporariamente a quantidade de oxigênio enviada ao feto.

- Leite não pasteurizado: se for inevitável tomar o leite tirado direto da vaca, sem passar pelo processo de pasteurização (processo no qual o leite é aquecido a altas temperaturas para matar as bactérias), ele precisará bem muito bem fervido.

- Adoçantes artificiais: ainda há muita controvérsia no uso dos adoçantes durante a gravidez, só use mediante orientação médica. Se a gestante dor diabética eu indicaria o aspartame, respeitando 40mg por kg de peso. Para as que não são diabéticas prefira sucos de fruta naturais, e se precisar adoçar use um pouco de açúcar.

- Queijos, iogurtes e sorvetes: Só consuma os que forem pasteurizados, evite os caseiros porque eles podem ter sido produzidos com leite não pasteurizado.

- Ao consumir frutas, verduras e legumes lave muito bem antes de consumir, há o risco de contaminação pela toxoplasmose. Deixe de molho na água com o produto específico.

- Canela: alguns estudos dizem ao se consumir canela pode ter o risco de aborto, por provocar musculares no útero e constrição sanguínea.

- Comidas industrializadas: São pobres em nutrientes e contém muito sódio e quando ultrapassa 2 g por dia os efeitos são inchaço e aumento da pressão arterial. Evite sopas, temperos e salgadinhos industrializados.

- Refrigerantes e água com gás: prejudicam a muito a digestão da gestante porque aumentam o volume do estômago. Pode ser mito que cause cólicas no bebê, na dúvida é melhor evitar.

Espero que este post tenha sido útil para você, e desejo que você tenha uma gravidez feliz e saudável!

Andressa, este post é especial pra você!

Até a próxima.

Por Vívian Duarte

11 comentários:

  1. Obrigado Vi, é MT bom saber dessas coisas !

    ResponderExcluir
  2. Teve muita coisa que eu deixei de comer mesmo. Cafeina cortei. Refrigerante não consigo cortar, até porque é a única coisa que me salva quando estou com azia, mas diminui bastante. Canela então? Nem passo perto, embora eu adore. Acho que é uma fase que passa tão rapidinho. Não custa nada abrir mãe de algumas coisas pelo bem do nosso bebê.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vou mostrar esse post pra uma futura mamãe do meu facebook. Ela é completamente sem noção e anda precisando saber desses detalhes sobre alimentação ;)
    Bjooooo

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas...muitas mulheres sofrem desconfortos por não saber equilibrar a alimentação.
    E algumas nem procuram uma nutricionista.
    Gostei, muito legal
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
  5. Pior de tudo é que eles também devem ser evitado na vida normal, seja manufaturado ou industrializados. Mas nossa politica alimentar não nos permite fazer isso o tempo todo, e assim temos que fazer restrições a momentos da vida. Ótimas dica porque pelo menos na gravidez da para se tomar mais cuidados!

    ResponderExcluir
  6. é complicado, ser mae não é facil ainda mais na gestação não podendo comer quase nada

    ResponderExcluir
  7. Caramba que legal *--*
    Minha prima esta gravidinha de gêmeas *---------*
    Vou contar pra ela awnn!!

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*
    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu trabalhei em uma clinica de atendimento a gestante e uma moça ligou perguntando se podia ou não comer canela eu achei que era piada, dpois a enfermeira me falou q era verdade eu nao conseguia acreditar kkkk bjos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por cada visita e por cada comentário!

    ResponderExcluir
  10. Nossa são muitas coisas mesmo
    O importante é pensar na saúde do filho e da mamãe
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi , Vivian!
    Em relação às carnes, meu obstetra tb me aconselhou na época , não comer carnes exóticas (avestruz, javali, etc), acho que vale reforçar, tb pelo risco da toxoplasmose, e pelo controle e fiscalização. Já os refrigerantes além do que vc informou, tem uma concentração de sódio que tb pode ajudar no aumento da pressão arterial, eu nem imaginava...quando descobri, parei, mas abusei por causa do calorão aqui do Rio, e o Arthur teve muita cólica, mito ou não, é bem como vc falou, na dúvida melhor prevenir!
    É sempre muito bom, posts como os seus, e melhor ainda esta troca de experiencias,é sempre de muita ajuda!
    Beijos,
    Alessandra
    http://www.divatododia.com.br

    ResponderExcluir