Crianças e as tarefas domésticas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Imagem: Google
Olá mamães e papais! Tudo bem?

Hoje eu vim falar de um assunto importante: a ajuda das crianças nas tarefas de casa. Eu sempre fui a favor de ensinar desde cedo a criança colaborar nas atividades e tarefas de casa.

Quando nossos filhos são pequenos e estão descobrindo tudo, eles gostam de fazer algumas coisas sozinhos, gostam de ter um pouco de autonomia até mesmo em tarefas de casa, e já é nesta hora que devemos estimular a ajuda no lar e a introduzir a responsabilidade, claro sempre dando tarefas que as crianças consigam desenvolver.

É importante que a criança se sinta útil e importante ajudando na rotina e no dia-a-dia da casa.Aqui em casa o Matheus, meu filho mais velho tem as suas tarefinhas diárias algumas delas são:

- Arrumar a cama
- Dobrar os pares de meias limpas
- Recolher roupas sujas e colocar no cesto
- Colocar e ajudar a tirar a mesa
- Limpar a mesa
- Tirar o lixo
- Atender o telefone quando a mamãe estiver ocupada
- Lavar o seu prato e o seu copo
- Quando é dia de faxina e ele está em casa, me ajuda a tirar o pó dos móveis
- Mantém seu quarto em ordem
- Guardar os sapatos
- Juntar os brinquedos
- Apesar de ainda não lavar bem, ele gosta de lavar a louça e quando ele pede eu deixo
- Ajudar a cozinhar (ele adora!)

Já para minha filha mais nova que tem 1 ano e meio a única tarefa que ela está aprendendo é juntar o que ela deixa espalhado no chão. Ela ainda é um bebê, mas já estou começando a ensinar a ajudar nas tarefas domésticas. E percebo que ela gosta de ajudar, se me vê fazendo faxina já pede um paninho pra ajudar a tirar o pó dos móveis, minha mãe deu uma vassourinha de criança, e quando me vê varrendo ou passando pano no chão lá vem ela atrás com a vassourinha dela, mais espalhando o lixo do que ajudando, rs mas está valendo porque ela está se sentindo importante por ajudar e também está aprendendo a ser colaboradora.

Claro que nós pais temos que dar tarefas de acordo com a idade da criança. As tarefas do Matheus são compatíveis com a idade dele. É importante também elogiar, e agradecer. Muitas vezes o Matheus não faz a tarefa do mesmo modo que eu faria, e nunca falei pra ele que a tarefa estava mal feita, muitas vezes tive que refazer ou limpar de novo, mas o que importa é mostrar que ele tem as responsabilidades dele e que com o tempo ele vai aprimorando e fazendo melhor suas tarefas.

Eu percebo que para o Matheus nunca foi um fardo ajudar em casa. Ele sempre fez feliz. Gosta de me ajudar. Agora se você tem uma criança em casa que não gosta de ajudar ou um adolescente que não foi estimulado desde cedo a colaborar, o jeito e sentar e conversar. Muitas vezes impor regras e responsabilidades, ajudando assim a esta criança ou adolescente a  ser um adulto melhor e mais responsável. É importante também que a criança veja os pais realizando as tarefas domésticas, dar sempre o exemplo.

Bom, espero que tenham gostado do post e que tenha ajudado de alguma forma.

Até o próximo post!

Por: Vívian Duarte

13 comentários:

  1. Adorei o post, todas as mães deveriam ler!!!!
    Beijos e sucesso!!!! <3
    www.bhparaomundo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também acho muito importante desde cedo ensinar nossos filhos as tarefas domésticas , pois assim eles tem uma certa disciplina e quando crescerem vão saber fazer as coisas , aqui tenho 3 filhos o mais velho de 11 anos já lava banheiro , lava louça e varre a casa e as outras duas de 5 e 4 anos já ficam loucas pra lavar vasilhas , mas não deixo pois são muito pequenas , mas assim que completarem 7 aninhos irei ensinar .

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. muito bom seu post, mas é verdade com criança é complicado fazer serviços domesticos, mas ao mesmo tempo engraçado, pois a criança sempre faz algo novo, e vale a pena deixar ela fazer para ir aprendendo tbm

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, super concordo com vc, isso estimula a responsabilidade nas crianças, principalmente para os meninos, na minha opinião, pois antigamente as meninas eram criadas pra serem donas de casa e os meninos nunca faziam nada, hoje sao adultos que nao ajudam a esposa, embora ela trabalhe fora e dentro de casa, ou seja o dobro, mas o marmanjão acha que ajudar nas tarefas é coisa de mulher, isso tem que mudar! bjos

    ResponderExcluir
  5. menina gostei do post, para falar a verdade os meus filhos não gostam muito de ajudar em casa sei lá oque acontece eles são de veneta beijos

    ResponderExcluir
  6. Exelente postagem, minha mãe sempre me ensinou desde cedo .. agora ela adorou um menino de 5 anos e ta sendo bem difícil pois prla criação que teve com os pais biológicos , ele era mt largado e nao fazia nada e ta sendo bem difícil pra ele obedece as regras .. beijos da Mlle Beatriz ♡

    ResponderExcluir
  7. Verdade Flor, é muito importante ensinar desde de cedo, porque eles já vão crescer com isso dentro deles, e vai ser fácil praticar depois.

    Adorei seu post *--*

    Me desculpe a demora pra vir te visitar viu, foi uma correria o meu dia hoje.

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*

    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo, desde cedo devemos ensinar a ajudar nas tarefas de casa
    o emu tem 5 aninhos e graças a |Deus ele se interessa isso é muito bom
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo, desde cedo devemos ensinar a ajudar nas tarefas de casa
    o emu tem 5 aninhos e graças a |Deus ele se interessa isso é muito bom
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu super concordo das crianças ajudarem nas tarefas domésticas, desde criança é bom aprender desde pequeno a ajudar e dividir tarefas. Beiiijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivian, é mesmo muito importante as crianças colaborarem com as tarefas caseiras para se sentirem úteis e terem uma mãe mais descansada e disposta pra eles.
    Começar juntando o que espalhou é um grande começo.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  12. É importantíssimo ensinar esses valores para as crianças, mas é uma pena quando crescem e alguns não tem essa conciência. Sempre ensinei meus filhos a ajudar nas tarefas de casa e a cuidarem de suas coisas, porém meu filho tem 18 anos e é muito desorganizado ele consegue bagunçar a casa inteira e isso me irrita muito.

    Bjsss

    ResponderExcluir