Quando posso passear com o recém-nascido?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Foto da primeira vez da Isadora Morena na igreja

Olá mamães tudo bem?

Este post foi fruto de mais uma dúvida de uma outra prima que ganhou bebê este mês. E a pergunta dela deve ser a de muitas mães de primeira viagem: Quando posso sair com o meu bebê? E respondo que não existe uma data específica, o que exitem são recomendações médicas e bom senso. A recomendação da minha pediatra foi só sair depois de 2 meses, neste intervalo eu quase pirei em casa e depois que minha filha completou 1 mês comecei a fazer pequenas saídas mas só para casa de alguém da família e se alguém quisesse pegá-la no colo, eu gentilmente pedia para que lavasse as mãos.

Claro que algumas mães por pura opção ou até mesmo por falta de informação já saíram com seus bebês bem novinhos em lugares aglomerados (shopping, supermercado, festas...) e não aconteceu nada com o bebê. Erga as mãos aos céus e agradeça, porque vivemos num mundo cheinho de bactérias e vírus que não dá para ver e saber quais são, e eles podem sim ir parar no seu bebê. O problema não está em sair de casa, e sim o bebê pegar bactérias e vírus transmitidos no ar pelas pessoas, como por exemplo: gripes, pneumonia, resfriados e até meningite... e aí a visita ao pronto socorro infantil vai acontecer muito antes do que você gostaria e podem haver complicações na saúde do seu bebê e aí o que era para ser um passeio divertido, pode se transformar num pesadelo.

É importante lembrar que enquanto eu bebê estava dentro de você, ele estava seguro, livre de várias doenças e quando ele nasce, seu corpinho está frágil, precisando de muitos cuidados e proteção. Claro que o bebê não é uma casquinha de ovo que pode quebrar a qualquer momento, mas é importante tomar os cuidados necessários. É importante esperar pelo menos até as vacinas do segundo mês, depois disso vale ainda tomar cuidado com lugares com muitas pessoas, porque segundo pediatras o bebê só adquire a resistência da vacinação só depois dos 6 meses de vida. Invista em passeios ao ar livre e com sol nos horários adequados, como por exemplo de manhã entre as 8 e 10h e a tarde entre as 16 e 18h).

Bom, espero te ajudado! Rebeca, este post é pra você!

Até a próxima.

Por Vívian Duarte

11 comentários:

  1. Adorei seu post, minha irma que está gravida ouviu da psicologa no curso de gestante sobre sair antes de dois meses de idade, e ela relacionou tambem ao autismo, acho que é bem válido pesquisar sobre isso também, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, sobre a saída do bebê estar relacionada ao autismo não tinha ouvido ainda, interessante vou pesquisar a respeito. Obg por visitar! bjos!

      Excluir
  2. estes cuidados é muito bom, tenho uma amiga que acabou de ter nenem e vou falar para ela ler este post seu adorei

    ResponderExcluir
  3. Vejo muita gente saindo de qualquer jeito com bebês.
    Mais informações são sempre bem vindas
    Gostei, muito legal
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Vivian, tenho certeza que muitas mães tem essa dúvida, eu não sairia com recém nascido para lugar nenhum a não ser pediatra, e lugares aglomerados eu esperaria as vacinas com certeza, tem um monte d gente doente na rua, bactéria, sujeira, poluição etc. Se a gente sendo adultos sofre com isso, imagina bebês que ainda tem o sistema imunológico frágil ... pensando bem eu vou ser uma mãe muito chata kkkkkkkkkkkkkkkk sabe q me dá nervoso qnd vejo gente beijando ou respirando muito perto d recém nascido, tipo 3 dias d nascido e já está todo mundo em cima aff ...

    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Gosto demais das suas postagens, elas são muito fofas
    Sair com o recém nascidos acho que não tem problemas nenhum
    sai com o meu foi muito cedo rsrsr
    vai depender do lugar e ambiente em que esta levando ele
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o posts, vai ajudar muitas mamães de primeira viagem!

    ResponderExcluir
  7. Legal! É isso mesmo, a gente tem que preservar o bebê até que tenha criado suas defesas. Bjs!

    ResponderExcluir