Seu marido seria uma boa mãe?

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Imagem: Google

E aí? Qual a sua resposta? Ele seria?

Ontem eu estava assistindo um programa de discussão feminina que eu gosto muito, o Saia Justa do GNT, e elas estavam discutindo sobre paternidade ativa. E todas concordaram que a maioria de nós mulheres não deixamos que o pai faça ou até aprenda a cuidar do bebê ou da criança, simplesmente porque achamos que eles não vão fazer as coisas como nós fazemos. E quer saber? Não vão fazer mesmo, mas vão fazer! Do jeito deles, mas vão! E quer saber? Já é uma ajuda pra nós e um aprendizado grande pra eles. Imaginem um pai que faz absolutamente de tudo com a criança? Desafoga e muito a mãe.  

A minha geração ainda foi criada para a menina ser a dona-de-casa, mãe e ainda uma profissional exemplar, e o homem para ser o mantenedor da casa. Por isso a minha pergunta do título... carregamos desde crianças esta responsabilidade nas costas de que mãe é mãe, ou seja mãe é que cuida, educa... Quando é que você viu um menino brincando com outros meninos de trocar a fralda de um boneco, de dar comida, de dar banho, etc, etc e vários etc... parece um absurdo né? Agora todo mundo acha lindo uma menina brincando de dar o papá, de dar banho na boneca, fazer dormir... é por isso que é tão difícil introduzir estas rotinas quando estes meninos crescem, porque além de nós mães termos que cuidar e ensinar várias coisas para o bebê, muitas vezes também temos que ensinar aquele menino crescido a ser pai.

E Deus o livre, se uma de nós mães batermos as botas, como é que fica esta criança totalmente dependente da mãe? Sabe, conheci uma mulher que tinha câncer, e ela me contava que fazia o marido fazer e aprender tudo em relação ao bebê que eles tinham, ela era bastante realista, sabia que podia faltar a qualquer momento e que não podia deixar tanto o filho, quanto o marido sem saber o que fazer quando ela partisse. Achei importante e generosa esta posição e atitude dela, porque não deve ser nada fácil, “treinar” o papai porque  a mamãe podia morrer a qualquer momento...

Por fim, eu era esta mãe que colocava tudo nas minhas costas, confesso que às vezes não tinha nem paciência para ensinar algumas coisas ao meu marido. Mas aos poucos e com a maturidade da segunda gestação, fui percebendo que meu marido podia e devia ajudar a cuidar dos filhos. Foi aí que comecei a pedir para ele realizar algumas tarefas e muitas vezes ele não fazia como eu faria, algumas vezes eu corrigia, mas aprendi também que cada pessoa tem seu jeito de realizar uma tarefa. E sabe que esta minha abertura materna para meu marido participar do cuidado e da educação dos nossos filhos só fez bem a mim, a ele e as crianças.  Então, deixe seu marido ser pai! Pai ativo, pai participante.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!


 Por Vívian Duarte

28 comentários:

  1. Ótimo post , bom eu não tenho marido e nem pretendo casar ainda, mas com certeza não vou querer tudo nas minhas costas, meu marido vai ter que participar até pq é o pai .. beijooos ♡

    ResponderExcluir
  2. Adoro os assuntos que vc inicia aqui. Pra quem é mãe, tem marido e tal é uma boa para refletir. Ótimo trabalho viu :)
    Eu não tenho marido e nem tão cedo pretendo ter. Vou continuar com meu maridos imaginário mesmo rsssss
    Bjo lindona

    ResponderExcluir
  3. sensacional sua postagem, realmente pais poderiam virar mães pelo menos uma vez na semana rsrsrs
    Não que seja dificil e ruim, mas para eles sentirem o cargo que nós mães carregamos
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Passamos em media 16 horas por dia acordada já que dormimos em media oito em situações normais.. e dessas 16 horas pelo menos a metade tem que dividir com ele e todos os dias rsrsrsrsr!

    ResponderExcluir
  5. Bom acho que sim e não .... sim porque ele teria mais pulso firme com as crianças , coisa que eu não consigo ter e não seria porque ele não tem a mesma paciência e não daria o mesmo carinho que dou pra eles rsrsrs

    Achei super interessante essa postagem , bom seria se os papais dessem uma lida também !

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivian, tudo bem?
    Acabei de conhecer seu blog, graças ao grupo de retribuição entre blogs do Face! :)
    Já de cara vc me causou uma ótima impressão com essa reflexão aparentemente simples, mas tão importante. Eu ainda não casei, mas namoro há 6 anos e sei que logo logo terei minha casa e meus filhos. Portanto sempre fico pensando em como vou agir em determinadas situações, como essa que vc citou agora. Concordo plenamente com td que vc falou! Nossa sociedade ainda é machista, o que faz com que as mulheres peguem a maior parte da responsabilidade de cuidar dos filhos somente para si, o que é um grande erro. Vou tentar nunca fazer isso, tanto pq sei que meu namorado será um pai maravilhoso!
    Adorei conhecer seu cantinho, viu?!
    Beeeejo!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
  7. meu marido nunca que seria uma boa mae, ele seria outra criança tudo que comprar para um teria que comprar p outro kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivian!Tudo bem?
    Ual mais que postagem excelente! As vezes as mães deixam tudo por conta delas e quando saem fica nós filhos e nossos pais,desesperados para que elas voltem logo hehehehehe essa dependência que os pais tem com as mães é tão desconfortável. Super concordo com você sobre os pais saberem cuidar de seus filhos e ser mais ativo,não apenas o mantenedor da casa.
    Parabéns pelo texto. Adorei.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  9. Essa é uma questão muito relativa né, tem homens que são ótimos pais e outros nem tanto, mas muitas vezes o homem manifesta a vontade de cuidar e tal, a mulher não deixa por medo kkkkk bom, eu pretendo casar com meu noivo e esse é o ponto q mais me atrai nele, ele é ótimo com crianças... melhor que eu na vdd hahaha e gosta muito então acho q ele seria um ótimo pai, gostei muito do post, beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Me casar é a última coisa que eu quero fazer...haha' mas sei que é natural a mãe ter medo que o pai faça algo de errado ou não faça o almoço do jeito certo, já vi isso acontecer. Fazer o quê, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pois é, a culpada do homem nao ser muito ativo no cuidado com os filhos são as proprias mulheres, que ensinam os meninos desde pequenos que devem ser o provedor da casa e nao o cuidador da casa. Quando eles crescem a mulher reforça esse comportamento, nao deixando ele exercer a função de pai ativo e cuidador. Acho que o movimento tem que vir dos dois lados, a mulher deve dar espaço e ensinar, e o homem tambem tem que querer aprender, e alem disso ensinar os filhos, meninos, que cuidar de crianças nao é só coisa de mulher!! Adorei o post bjoss

    ResponderExcluir
  12. Meu pai foi um bom pai...
    Mas acredito que meu marido seja mais carinhoso que eu.
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
  13. Olá flor!
    Como sempre adorei o seu texto!!
    Acho muito importante essa figura do pai também, afinal ele também faz parte disso tudo.
    E de fato vemos tanto por ai que devemos fazer, porque a responsabilidade é nossa que nos mesmas que acabamos por excluir o pai.
    Enfim, não sou casada, mais acho muto importante sim, os pais participarem também!!

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*
    http://vamospapear-camilaecarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acho uma ótima dica, você nunca sabe o que a vida te prepara e as vezes o pai é quem vai estar ali, aconteceu comigo, minha mãe faleceu quando eu tinha doze anos, e meu pai teve que aprender como cuidar de mim, é sempre bom estar preparado pra tudo.

    ResponderExcluir
  15. Achei bem interessante esse tema também, e sabe? Aqui em casa sempre foi tudo meio estilo Mac Donald's os dois sabem fazer de tudo, assim quando um falta o outro pode suprir as necessidades da minha Gi.

    ResponderExcluir
  16. Oieee
    Tudo bem?
    Eu me sinto atípica porque não tenho o sonho de ser mãe hehehe Mas, caso eu venha a ter filho, quero delegar "funções" ao pai tbm =)
    Acho que pai e mãe devem se ajudar para poder criar um filho! Isso engloba tudo! =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Gostei muito da sua reflexão. Eu sou casada, mas não somos pais ainda (rs). E todas as experiências da "maternidade/paternidade" têm sido vividas com a minha afilhada, haha. Sempre que ela vem na nossa casa para dormir, é muito engraçado. Vejo o quanto preciso amadurecer e o quanto preciso dar espaço para o meu marido cuidar dela também. Acaba sendo natural que a mulher prepare a comida, dê banho, coloque para dormir… Ao fim do dia, quando minha afilhada finalmente pega no sono, estou cansadíssima e frustrada por notar que "fiz quase tudo sozinha".
    Recentemente, no entanto, notei exatamente o que o programa de televisão ressaltou…. Não estava dando espaço para ele nesses cuidados. Eu ainda preciso pedir (e acho que sempre precisarei – faz parte), mas ele faz tudo direitinho quando peço. Estamos aprendendo a fazer isso antes de termos nosso próprio filho e isso é muito especial (rs). Acho que poucos casais têm essa sorte, haha.

    Beijos, flor!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Vivian!
    Excelente texto. Eu ainda não tenho filhos, mas tive exemplos muito próximos de que realmente as mães carregam tudo nas costas por medo dos pais não fazerem direito. Mas, se eles não tem chance de aprender, como podem fazer se não os deixam tentar, não é mesmo?
    É uma reflexão e tanto...
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Bem, como não tenho filho, não tenho como ter uma opinião concreta sobre o tema, mas acredito que meu marido fará um bom trabalho, pois tenho confiança nele, e não acho que serei uma mãe que irá impor seu modo de criação e deixará o pai de lado, pois acho que ambos tem que ter posição juntos.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  20. Amei o post!!!
    Bom, eu não tenho um marido, nem namorado e muito menos um filho, já que tenho apenas 15 anos hahahhaha Mas achei bem legal seu texto, parabéns.
    Beijos,
    Thousand Lives to Live!

    ResponderExcluir
  21. Otimo post. Sou noiva, mas nem penso em ter filho tão cedo, mais não meu noivo não daria um boa mãe não kkkkkk
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. OI Vivian, já eu nem uso a palavra ajuda em relação ao papel de pai. Ele tem as tarefas dele com as nossas filhas e considero ajuda se ele fizer além das dele, as minhas e me deixar descansando. Aí sim é ajuda. Eu tracar 5 fraldas e ele trocar 5 fraldas e´o nosso papel, cada um fazendo a sua parte. Seria ajuda se ele trocasse todas e eu pudesse ficar vendo TV. kkk. Assim, eu sempre possibilitei que o meu marido cuidasse das nossa filhas do jeito dele, né? Porque se eu quero do meu jeito, então faço eu. Mas respondendo, acho que ele não seria uma boa mãe e sim um ótimo pai. Acho que tem algumas diferenças que são de instinto mesmo, sabe?
    Adorei o post e o assunto.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ola Vivian sou a favor do marido ajudar sim , mesmo pq e quando precisamos sair. Ambos ajudando um ao outro com momentos com nossos filhos é essencial. adorei a postagem beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Excelente post,sempre é bom o homem ajudar né ...Não vejo algum problema !

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem ?
    Achei o post bem criativo. No caso eu seria o marido, e acho que não seria uma boa mãe não, rsrsrs. Todavia ajudaria muito como pai,

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Estou grávida e espero ter esse tipo de educação compartilhada com meu marido. Acredito que nós temos a mania de não querer ensinar os homens a cuidar dos filhos, mas sempre reclamamos que estamos saturadas e cansadas. É importante essa participação ativa para criar um vínculo também entre pai e filho.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post bem legal mesmo ! Os homens tem que ajud ar também! Bjs

    ResponderExcluir
  28. Gostei do seu post, eu ainda tenho dificuldades em deixar meu marido tomar conta dos pequenos e me ajudar em casa. Gosto de tudo do meu jeito e acabo fazendo tudo sozinha por ser mais prático e rápido. Preciso mudar nisso.

    A imagem lá de cima é de um filme lindo em? Choro todas as vezes que assisto.

    bjs

    ResponderExcluir