Sono do bebê - Como eu consegui fazer minha filha dormir a noite toda

segunda-feira, 13 de abril de 2015
Olá! Tudo bem com vocês?


Hoje eu vim falar sobre um assunto que interessa e atormenta muitas mães que sofrem com bebês que não dormem a noite toda.

Com a Isadora, achei que não teria grandes problemas com o sono, porque quando ela nasceu dormia quase a noite toda, acordava no máximo uma vez para mamar, e por vezes dormia a noite toda. Mas logo depois que os dentes começaram a nascer ela parou de dormir a noite toda, ela sofreu muito com os dentinhos e começou a acordar às vezes para mamar, outras só para ter um aconchego mesmo...daí por diante o sono nunca mais foi o mesmo começou a acordar de 3 em 3 horas para mamar. Só que ter o meu sono interrompido estava acabando comigo, eu que já tenho dificuldade para pegar no sono e dormir a noite toda precisava fazer alguma coisa para mudar esta situação. Foi aí que comecei a testar algumas formas de tentar fazê-la dormir, neste meio tempo também comecei a tirar o tetê (depois faço outro post contando como foi).

A primeira coisa que eu fiz foi colocá-la nos braços e balançar até ela pegar no sono. Até deu certo, mas a cada dia parecia que ela demorava mais para pegar no sono e minha coluna começou a doer. Aí fui para o segundo plano: eu balançava ela por pouco tempo e depois colocava  no berço e falava: boa noite filha, e saia do quarto. Este método funcionou por um tempo, mas ela começou a chorar quando eu ia embora e acabava acordando o irmãozinho. Aí fui para a terceira tentativa: Parei de balançar. Peço para ela mesmo apagar a luz, e eu a coloco direto no berço, sem balançar e fico segurando na mão dela até ela pegar no sono. Lembrando que antes disso sempre tem a história bíblica que ajuda a acalmar e entrar na rotina do sono. Até agora  o terceiro método tem funcionado bem, eu poupo minha coluna e ela não se sente sozinha até pegar no sono. Claro que tem noites que ela demora para dormir, mas na maioria das vezes tem dormido rápido e a noite toda. Lembrando que a Isadora está com 1 ano e 9 meses.

Voltar a dormir a noite toda é maravilhoso! Fiquei sem dormir direito por dois anos com o Matheus, porque ele acordava de 2 em 2 horas para mamar, e não queria repetir isso com a Isadora. E me sinto feliz em saber que eu consegui e com um método que eu mesma criei, e deu certo! Eu sei que tem muitas mães que sofrem tendo noites mal dormidas assim como eu sofria. Então não tenha medo de testar algum método que você já tenha visto em um livro, ou que alguma amiga testou e deu certo. Vai tentando que você também vai conseguir! O importante é que seu bebê durma se sentindo tranquilo e seguro. Sou totalmente contra métodos que falam para colocar o bebê no berço e deixá-lo chorando até dormir, acho cruel e desnecessário.

Bom espero ter ajudado!

Até a próxima!

Por Vívian Duarte

4 comentários:

  1. Nossa, onde trabalho tem algumas mulheres que tiveram bebe, uma inclusive teve gemeos. E todos reclamam de dormir pouco, isso deve ser muito ruim, vai ser difícil quando tiver o meu, vou lembrar da dica :D

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  2. Que delicia deve ser pras mamães fazerem seus filhos dormirem a noite toda rs
    adorei o blog e vou indicar pras minhas amigas que são mamães de primeira viagem.
    Grande beijo !

    http://blogdakeeka.blogspot.com

    ResponderExcluir