Amamentação: Como e porque eu parei.

domingo, 3 de maio de 2015
Olá! Tudo bem com vocês?



Hoje eu vim trazer um relato de como eu consegui parar de amamentar a Isadora Morena. Eu a amamentei durante 1 ano e 10 meses. Primeiro eu quero deixar claro que sou super a favor da amamentação prolongada, tanto é que meu primeiro filho mamou até os 3 anos!

Então, eu pretendia amamentar a Isadora por mais tempo, mas descobri que estou esperando mais um bebê!! Sim! A família aumentou, agora serão três, e vem aí mais uma menininha! Fiquei então preocupada com o fato da Isa ainda estar mamando e como eu faria para interromper a amamentação, por que me preocupava pensar em amamentar duas ao mesmo tempo e também amamentar durante a gravidez.

Lendo sobre o assunto, notei que há muitas controvérsias, alguns artigos dizem para parar porque pode até trazer complicações para para a mãe, como por exemplo contrações do útero. Mas se a gente for pensar as nossas vós e bisavós que tiveram mais filhos que a nossa geração, muitas vezes amamentavam dois ou até três ao mesmo tempo. O que me fez querer parar é que eu já estava cansada... e acho que 1 ano e 10 meses foi um bom tempo para a Isa. Somando os dois filhos, são quase 5 anos de amamentação!

E aí comecei a pensar, como é que eu vou fazer para parar? Porque a Isa era muito apegada ao tetê. Eu não queria que fosse um processo difícil e de sofrimento para ela. A primeira coisa que eu fiz foi orar, pedindo orientação e ajuda a Deus para que eu conseguisse parar. Este processo demorou mais ou menos 2 meses.

A primeira coisa que eu fiz foi colocar um curativo no bico dos dois seios e dizer pra ela que o tetê estava dodói e que não dava mais para mamar. Percebi que ela ficou comovida, rs e não mamou naquele dia, porque toda vez que ela pedia eu mostrava o tetê com o curativo. Assim foram durante dois dias. Só que eu não coloquei o curativo todos os dias e um dia ela descobriu o tetê sem o curativo e quis mamar. E eu dei. Este foi um grande o erro, voltar atrás.. Confesso que daí por diante eu tentava evitar e distair ela com outras coisas, mas acabava cedendo quando ela pedia muito, principalmente na hora de dormir.

Mas com o avanço da gravidez, os bicos dos meus seios começaram o doer muito, estão muito sensíveis e toda vez que ela pegava no peito para mamar eu sentia muita dor. Foi aí que resolvi parar de vez. Mesmo porque o meu leite secou, e percebi que ela mamava só por aconchego.

Comecei então a introduzir o leite na mamadeira. No começo ela não aceitava de jeito nenhum, e confesso que eu não acreditava que ela fosse aceitar, porque meu filho mais velho nunca aceitou, até hoje não gosta muito de leite. Foi aí que tomei uma atitude drástica! Ela já tinha pedido para tomar o leite do Matheus que ele toma com achocolatado e ela gostou, e então eu apelei e coloquei um pouquinho, mas bem pouquinho na mamadeira dela também. E ela claro, tomou tudo. Fiquei aliviada e preocupada ao mesmo tempo, porque eu não queria que ela ingerisse o achocolatado tão novinha. Mas ok,estava dando certo... comecei então a diminuir a quantidade do achocolatado, e um dia não coloquei nada. Ela muito esperta virou a mamadeira como ela sempre fazia para ver se o chocolate estava no fundo. Pensei: ela não vai tomar... mas para minha surpresa ela aceitou o leite puro e tomou tudo! Fiquei bastante aliviada, e daquele dia em diante ela toma o leite puro. Começou com 100ml e agora já toma 150ml.

E o peito? Ela ainda chora e pede principalmente na hora de dormir. Mas estou me mantendo firme, dizendo que o tetê acabou e que agora ela tem o leitinho quentinho na mamadeira. E aos poucos ela está esquecendo.

Bom esta foi minha "saga" para tirar o peito da Isadora, sou muito a gradecida a Deus por ter me ajudado com a minha maior preocupação que era de não ter sofrimento para a Isa, e por ter me dado paciência neste processo todo!

Me contem a hitória de como vocês conseguiram.

Até a próxima!

Por

Vívian Duarte


3 comentários:

  1. moça to doida pra tirar a minha do peito também,ela está com 1 ano e 9 meses,e mama so por aconchego tanto que meu leite está secando e nem enche mais como antes,fora a dor que a cada dia mais está horrível....adorei o post pois é bom saber que não estou na luta só....Apesar da minha vontade era de amamentar até os 3/4 anos mas infelizmente não está sendo da forma que eu queria...

    www.maniadecoque.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! !
      Obg por visitar o blog! Seja firme qdo vc decidir tirar o peito no começo é complicado, mas depois ela acostuma!
      bjos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir